Seleções de futebol terão direito de levar até 26 jogadores ao Catar

Compartilhe esse artigo

As 32 seleções de futebol que vão disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar, vão poder inscrever até 26 jogadores, incluindo três goleiros. Diferentemente da regra anterior, que estabelecia a presença de 23 inscritos como obrigatória, agora há margem para convocar e inscrever até 26 jogadores. A única exigência é que três deles, independentemente do número total, sejam goleiros.

seleções de futebol

O total de substituições também foi ampliado para este Mundial. Agora, as equipes podem fazer cinco substituições de jogadores no tempo normal e mais uma na prorrogação, se necessário. Até a Copa do Mundo de 2018, era possível fazer apenas três substituições no tempo normal e mais uma na prorrogação.

O número de jogadores que podem ficar no banco de reservas também foi ampliado de 12 para 15.  Isso possibilita que os 26 convocados das seleções de futebol estejam disponíveis às suas equipes nos jogos do Catar.

Montagem de elencos

A promotora da competição não colocou como obrigatório convocar 26 jogadores, como fazia com 23, por sugestão de algumas das federações participantes. Apesar de improvável que algum treinador opte por levar menos atletas do que o limite, alguns dirigentes argumentaram que cabe a eles administrar a montagem dos elencos e consideram interessante ter aberto esta margem para se trabalhar.

>>> Documentos e vacinas no Catar: o que preciso para viajar?

Para João Limas, especialista em Copa do Mundo do Torcedor Allog, a mudança vem ao encontro de praticamente todos os campeonatos nacionais, geridos pela FIFA. Após a paralisação das competições durante a pandemia, várias federações e clubes solicitaram o aumento de 3 para 5 substituições por jogo. Elas alegaram que vários jogadores sofreram perdas físicas durante o período de lockdown. O grande número de lesões nos jogadores após o retorno aos treinos foi outro fator importante para a FIFA acatar a solicitação e manter as 5 substituições como padrão.

seleções de futebol

Além disso, segundo Limas, por ser um torneio de curta duração, é muito comum um jogador se lesionar nos primeiros jogos e perder o restante da competição, pois não há tempo hábil para a recuperação. O aumento de 23 para 26 jogadores faz com que as seleções tenham mais opções no grupo para suprir uma perda inesperada durante o torneio.

seleções de futebol

Mais artigos

Notícias do Mercado

Madeira bruta lidera ranking das exportações brasileiras do segmento

A madeira bruta aparece em primeiro lugar no ranking das exportações brasileiras do setor florestal nos seis primeiros meses de 2017, com alta de 37,8%  em tonelagem na comparação com o mesmo período do ano passado conforme relatório do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A lista conta ainda com madeira laminada, que

Blog

Logística integrada exclusivo para SP é lançado pela Allog

A Allog International Transport – empresa especializada em transportes internacionais – acaba de lançar um programa exclusivo de logística integrada para atender o Estado de São Paulo. Além dos  serviços marítimos (full contêiner e LCL), aéreo (back to back e consolidadas), cargas projetos, cargas em granel líquido, rodoviário internacional e seguro de cargas, a empresa

Rolar para cima