Os 8 estádios da Copa do Catar: alta tecnologia e design

Compartilhe esse artigo

Os novos estádios da Copa do Catar estão prontos e somente a espera de novembro chegar. Foram quatro anos e meio de preparação para que o país pudesse receber as 32 seleções que competirão em 8 estádios esportivos.

Cada estádio conta com tecnologia de alta eficiência para controlar a temperatura, sempre alta nesta região do Oriente Médio. Além disso, as arquibancadas são equipadas com tecnologia de refrigeração movida a energia solar visando manter tudo a 27 °C.

Conheça um pouco sobre cada um dos 8 estádios da Copa do Catar:

Estádio Al-Thumama

  • Cidade: Doha
  • Capacidade: 40.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: Senegal x Holanda (21 de novembro), Espanha x Costa Rica (23 de novembro), Qatar x Senegal (25 de novembro), Bélgica x Marrocos (27 de novembro), Irã x Estados Unidos (29 de novembro), Canadá x Marrocos (1 de dezembro), oitavas de final 1D x 2C (4 de dezembro), quartas de final 55 x 56.

estádios da Copa do Catar

Localizado 12 quilômetros ao sul de Doha (capital do país), o estádio Al Thumama entrelaça a cultura árabe por sua fachada. Tem inspiração nos padrões tecidos de uma Gahfiya, tradicional touca usada por homens muçulmanos na região árabe. Além de seu desenho, a área em volta do projeto explora a importância da arquitetura ecológica e contextual. Busca a certificação de quatro estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS) tanto para o design quanto para a construção.

Estádio Al Janoub

  • Cidade: Al-Wakrah
  • Capacidade: 40.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: França x Austrália (22 de novembro), Suíça x Camarões (24 de novembro), Tunísia x Austrália (26 de novembro), Camarões x Sérvia (28 de novembro), Austrália x Dinamarca (30 de novembro), Gana x Uruguai (2 de dezembro), oitavas de final 1E x 2F (5 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

O Estádio Al Janoub (anteriormente conhecido como Estádio Al Wakrah) é um dos estádios da Copa do Catar e foi construído em Al Wakrah, uma das áreas mais antigas a serem habitadas ao sul de Doha. Foi inserido em um lugar culturalmente rico com uma profunda herança arquitetônica e inspirado pelo histórico da cidade com seus mergulhadores de pérolas, pescadores e barcos veleiros dhow.

Estádio Al-Bayt

  • Cidade: Al-Khor
  • Capacidade: 60.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: Qatar x Equador (21 de novembro), Marrocos x Croácia (23 de novembro), Inglaterra x Estados Unidos (25 de novembro), Espanha x Alemanha (27 de novembro), Holanda x Qatar (29 de novembro), Costa Rica x Alemanha (1 de dezembro), oitavas de final 1B x 2A (4 de dezembro), quartas de final 51 x 52 (10 de dezembro), semifinal 59 x 60 (14 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Inspirado nas barracas tradicionais nômades, o estádio de 60 mil lugares deve ser o palco da partida de estreia da Copa do Mundo 2022. Vai receber partidas até a fase semifinal. Localizado em Al Khor, cidade famosa pelos mergulhadores e pesca de pérolas, o estádio homenageia o passado e o presente do Catar, destacando a cultura, tradições e história da cidade.

Estádio Al-Rayyan (Ahamad Bin Ali)

  • Cidade: Al-Rayyan
  • Capacidade: 40.740 pessoas
  • Jogos que vai receber: Estados Unidos x País de Gales (21 de novembro), Bélgica x Canadá (23 de novembro), País de Gales x Irã (25 de novembro), Japão x Costa Rica (27 de novembro), País de Gales x Inglaterra (29 de novembro), Croácia x Bélgica (01 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Casa de um dos times mais celebrados do Catar, na cidade de Al Rayyan, o estádio Ahmad Bin Ali celebra a união de sua comunidade ao incorporar símbolos das tradições e da cultura catari. Uma das principais características do projeto é a fachada ondulada. Ela é composta por padrões que caracterizam diferentes aspectos do país, como “a importância da família, a beleza do deserto, a flora e a fauna nativas, além do comércio local e internacional”.

Estádio Education City

  • Cidade: Al-Rayyan
  • Capacidade: 45.350 pessoas
  • Jogos que vai receber: Dinamarca x Tunísia (22 de novembro), Uruguai x Coreia do Sul (24 de novembro), Polônia x Arábia Saudita (26 de novembro), Coreia do Sul x Gana (28 de novembro), Tunísia x França (30 de novembro), Coreia do Sul x Portugal (2 de dezembro), oitavas de final 1F x 2E (6 de dezembro), quartas de final 53 x 54 (9 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Situado em um centro vibrante de conhecimento e inovação, o estádio Cidade da Educação é cercado de instalações acadêmicas e organizações esportivas. Devido à sua localização particular na Cidade da Educação, a estrutura foi desenhada com grande foco em acessibilidade. Durante a construção, escavadores descobriram rochas que datam de 20 a 30 milhões de anos atrás. Isso os forçou a escavar mais 17 metros para baixo, para que o campo fique ao nível do mar, onde as temperaturas são mais frescas.

>>> Leia também – Desafios culturais no Catar: 6 fatos curiosos sobre o país.

Estádio Ras Abu Aboud (Estádio 974) 

  • Cidade: Doha
  • Capacidade: 40.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: México x Polônia (22 de novembro), Portugal x Gana (24 de novembro), França x Dinamarca (26 de novembro), Brasil x Suíça (28 de novembro), Polônia x Argentina (30 de novembro), Sérvia x Suíça (2 de dezembro), oitavas de final 1G x 2H (5 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Considerado um dos designs mais inovadores dentre todas as 8 estruturas, o Estádio 974, conhecido anteriormente como Ras Abou Aboud, é inspirado pelo comércio internacional e marítimo do Catar. O número 974 é altamente significativo para o projeto. Isso porque o código internacional telefônico do país, assim como o número de contêineres utilizados na construção.

Estádio Internacional Khalifa

  • Cidade: Doha
  • Capacidade: 50.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: Inglaterra x Irã (21 de novembro), Alemanha x Japão (23 de novembro), Holanda x Equador (25 de novembro), Croácia x Canadá (27 de novembro), Equador x Senegal (29 de novembro), Japão x Espanha (1 de dezembro), oitavas de final 1A x 2B (3 de dezembro), disputa do terceiro lugar (17 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Construído em 1976 em Al Rayyan, o Estádio Internacional Khalifa é, há muito tempo, um dos estádios da Copa do Catar mais notáveis do país. Já sediou os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo Árabe e a Copa Asiática AFC, entre outros eventos. Para o Mundial, o estádio foi expandido para acomodar 40 mil torcedores. Também foi equipado com tecnologia de resfriamento que permitirá que os jogadores atuem em um ambiente confortável.

Estádio Lusail

  • Cidade: Lusail
  • Capacidade: 86.250 pessoas
  • Jogos que vai receber: Argentina x Arábia Saudita (22 de novembro), Brasil x Sérvia (24 de novembro), Argentina x México (26 de novembro), Portugal x Uruguai (28 de novembro), Arábia Saudita x México (30 de novembro), Camarões x Brasil (2 de dezembro), oitavas de final 1H x 2G (6 de dezembro), quartas de final 49 x 50 (9 de dezembro), semifinal 57 x 58 (13 de dezembro), final (18 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Com capacidade para 80 mil pessoas, o Estádio Lusail é o maior dos 8 recintos, e vai receber a final da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. O design é inspirado pelo jogo de luz e sombra visto nas lanternas. A forma estrutural e a fachada repetem os motivos intricados de peças de arte e mobiliário encontrado pelos mundos árabe e islâmico desde suas primeiras civilizações.

estádios da Copa do Catar

Mais artigos

Geral

FTrade e Fortallog: Grupo Allog anuncia compra de empresas

O Grupo Allog, empresa especializada em logística internacional com sede em Itajaí (SC) e unidades em diferentes regiões do Brasil, acaba de anunciar a aquisição das empresas cearenses FTrade e Fortallog. A compra faz parte do projeto de ampliação do portfólio de negócios da companhia. Além disso, visa ampliar a participação do Grupo Allog no

Blog

6 medidas para evitar carga rolada no embarque de contêiner

Como exportador, você já deve ter ouvido falar sobre carga rolada. Quando se diz que uma carga marítima foi “rolada”, significa que não foi embarcada no navio originalmente escolhido e ficou para embarcar no navio da próxima semana. Existem várias razões para que um contêiner não embarque conforme o planejado, gerando carga rolada. Listamos 6

Rolar para cima
Previous slide
Next slide