Os 8 estádios da Copa do Catar: alta tecnologia e design

Compartilhe esse artigo

Os novos estádios da Copa do Catar estão prontos e somente a espera de novembro chegar. Foram quatro anos e meio de preparação para que o país pudesse receber as 32 seleções que competirão em 8 estádios esportivos.

Cada estádio conta com tecnologia de alta eficiência para controlar a temperatura, sempre alta nesta região do Oriente Médio. Além disso, as arquibancadas são equipadas com tecnologia de refrigeração movida a energia solar visando manter tudo a 27 °C.

Conheça um pouco sobre cada um dos 8 estádios da Copa do Catar:

Estádio Al-Thumama

  • Cidade: Doha
  • Capacidade: 40.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: Senegal x Holanda (21 de novembro), Espanha x Costa Rica (23 de novembro), Qatar x Senegal (25 de novembro), Bélgica x Marrocos (27 de novembro), Irã x Estados Unidos (29 de novembro), Canadá x Marrocos (1 de dezembro), oitavas de final 1D x 2C (4 de dezembro), quartas de final 55 x 56.

estádios da Copa do Catar

Localizado 12 quilômetros ao sul de Doha (capital do país), o estádio Al Thumama entrelaça a cultura árabe por sua fachada. Tem inspiração nos padrões tecidos de uma Gahfiya, tradicional touca usada por homens muçulmanos na região árabe. Além de seu desenho, a área em volta do projeto explora a importância da arquitetura ecológica e contextual. Busca a certificação de quatro estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS) tanto para o design quanto para a construção.

Estádio Al Janoub

  • Cidade: Al-Wakrah
  • Capacidade: 40.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: França x Austrália (22 de novembro), Suíça x Camarões (24 de novembro), Tunísia x Austrália (26 de novembro), Camarões x Sérvia (28 de novembro), Austrália x Dinamarca (30 de novembro), Gana x Uruguai (2 de dezembro), oitavas de final 1E x 2F (5 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

O Estádio Al Janoub (anteriormente conhecido como Estádio Al Wakrah) é um dos estádios da Copa do Catar e foi construído em Al Wakrah, uma das áreas mais antigas a serem habitadas ao sul de Doha. Foi inserido em um lugar culturalmente rico com uma profunda herança arquitetônica e inspirado pelo histórico da cidade com seus mergulhadores de pérolas, pescadores e barcos veleiros dhow.

Estádio Al-Bayt

  • Cidade: Al-Khor
  • Capacidade: 60.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: Qatar x Equador (21 de novembro), Marrocos x Croácia (23 de novembro), Inglaterra x Estados Unidos (25 de novembro), Espanha x Alemanha (27 de novembro), Holanda x Qatar (29 de novembro), Costa Rica x Alemanha (1 de dezembro), oitavas de final 1B x 2A (4 de dezembro), quartas de final 51 x 52 (10 de dezembro), semifinal 59 x 60 (14 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Inspirado nas barracas tradicionais nômades, o estádio de 60 mil lugares deve ser o palco da partida de estreia da Copa do Mundo 2022. Vai receber partidas até a fase semifinal. Localizado em Al Khor, cidade famosa pelos mergulhadores e pesca de pérolas, o estádio homenageia o passado e o presente do Catar, destacando a cultura, tradições e história da cidade.

Estádio Al-Rayyan (Ahamad Bin Ali)

  • Cidade: Al-Rayyan
  • Capacidade: 40.740 pessoas
  • Jogos que vai receber: Estados Unidos x País de Gales (21 de novembro), Bélgica x Canadá (23 de novembro), País de Gales x Irã (25 de novembro), Japão x Costa Rica (27 de novembro), País de Gales x Inglaterra (29 de novembro), Croácia x Bélgica (01 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Casa de um dos times mais celebrados do Catar, na cidade de Al Rayyan, o estádio Ahmad Bin Ali celebra a união de sua comunidade ao incorporar símbolos das tradições e da cultura catari. Uma das principais características do projeto é a fachada ondulada. Ela é composta por padrões que caracterizam diferentes aspectos do país, como “a importância da família, a beleza do deserto, a flora e a fauna nativas, além do comércio local e internacional”.

Estádio Education City

  • Cidade: Al-Rayyan
  • Capacidade: 45.350 pessoas
  • Jogos que vai receber: Dinamarca x Tunísia (22 de novembro), Uruguai x Coreia do Sul (24 de novembro), Polônia x Arábia Saudita (26 de novembro), Coreia do Sul x Gana (28 de novembro), Tunísia x França (30 de novembro), Coreia do Sul x Portugal (2 de dezembro), oitavas de final 1F x 2E (6 de dezembro), quartas de final 53 x 54 (9 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Situado em um centro vibrante de conhecimento e inovação, o estádio Cidade da Educação é cercado de instalações acadêmicas e organizações esportivas. Devido à sua localização particular na Cidade da Educação, a estrutura foi desenhada com grande foco em acessibilidade. Durante a construção, escavadores descobriram rochas que datam de 20 a 30 milhões de anos atrás. Isso os forçou a escavar mais 17 metros para baixo, para que o campo fique ao nível do mar, onde as temperaturas são mais frescas.

>>> Leia também – Desafios culturais no Catar: 6 fatos curiosos sobre o país.

Estádio Ras Abu Aboud (Estádio 974) 

  • Cidade: Doha
  • Capacidade: 40.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: México x Polônia (22 de novembro), Portugal x Gana (24 de novembro), França x Dinamarca (26 de novembro), Brasil x Suíça (28 de novembro), Polônia x Argentina (30 de novembro), Sérvia x Suíça (2 de dezembro), oitavas de final 1G x 2H (5 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Considerado um dos designs mais inovadores dentre todas as 8 estruturas, o Estádio 974, conhecido anteriormente como Ras Abou Aboud, é inspirado pelo comércio internacional e marítimo do Catar. O número 974 é altamente significativo para o projeto. Isso porque o código internacional telefônico do país, assim como o número de contêineres utilizados na construção.

Estádio Internacional Khalifa

  • Cidade: Doha
  • Capacidade: 50.000 pessoas
  • Jogos que vai receber: Inglaterra x Irã (21 de novembro), Alemanha x Japão (23 de novembro), Holanda x Equador (25 de novembro), Croácia x Canadá (27 de novembro), Equador x Senegal (29 de novembro), Japão x Espanha (1 de dezembro), oitavas de final 1A x 2B (3 de dezembro), disputa do terceiro lugar (17 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Construído em 1976 em Al Rayyan, o Estádio Internacional Khalifa é, há muito tempo, um dos estádios da Copa do Catar mais notáveis do país. Já sediou os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo Árabe e a Copa Asiática AFC, entre outros eventos. Para o Mundial, o estádio foi expandido para acomodar 40 mil torcedores. Também foi equipado com tecnologia de resfriamento que permitirá que os jogadores atuem em um ambiente confortável.

Estádio Lusail

  • Cidade: Lusail
  • Capacidade: 86.250 pessoas
  • Jogos que vai receber: Argentina x Arábia Saudita (22 de novembro), Brasil x Sérvia (24 de novembro), Argentina x México (26 de novembro), Portugal x Uruguai (28 de novembro), Arábia Saudita x México (30 de novembro), Camarões x Brasil (2 de dezembro), oitavas de final 1H x 2G (6 de dezembro), quartas de final 49 x 50 (9 de dezembro), semifinal 57 x 58 (13 de dezembro), final (18 de dezembro).

estádios da Copa do Catar

Com capacidade para 80 mil pessoas, o Estádio Lusail é o maior dos 8 recintos, e vai receber a final da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. O design é inspirado pelo jogo de luz e sombra visto nas lanternas. A forma estrutural e a fachada repetem os motivos intricados de peças de arte e mobiliário encontrado pelos mundos árabe e islâmico desde suas primeiras civilizações.

estádios da Copa do Catar

Mais artigos

Notícias do Mercado

Demanda por flores no Dia dos Namorados impulsiona importações da Colômbia

A demanda nacional está ajudando a impulsionar a importação brasileira de flores. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o faturamento com as vendas do produto vem crescendo significativamente nos últimos anos. O mercado nacional gerou nada menos que R$ 5,7 bilhões em negócios em 2014, R$ 6,2 bilhões em 2015 e, em

Alex Oliveira
Geral

Alex Oliveira: 3 décadas de caminhada pela logística internacional

“Para crescer na vida é preciso trabalhar duro desde cedo”. A mensagem do pai – um operário metalúrgico que atuava nas indústrias de Porto Alegre (RS) – foi sempre muito clara para o empresário Alex Oliveira. A expectativa paterna o impulsionou para uma primeira experiência ainda na infância. Com uma caixa de isopor, ele saiu,

Rolar para cima
Previous slide
Next slide