Cadeia do Varejo: a crescente necessidade de logística global

Compartilhe esse artigo

O advento revolucionário do e-commerce mudou quase completamente a cadeia do varejo. Antes do surgimento das compras on-line, grandes empresas com maior reconhecimento de marca e alcance físico mais amplo tinham uma vantagem definitiva na captura do mercado consumidor. Empresas menores e startups foram, portanto, limitadas à exposição local. Além disso, tinham menor participação de mercado e oportunidades de negócios.

Cadeia do varejo

Hoje, o e-commerce removeu a barreira de entrada para iniciar um novo negócio. Deu uma plataforma para pequenos e novos varejistas competirem no mesmo nível dos estabelecidos e reconhecidos mundialmente. Isso resulta em um crescente mercado internacional, onde startups locais podem se tornar globais mesmo sem presença física no mercado.

Hong Kong: a base ideal para os negócios

Com o comércio eletrônico internacional crescendo mais rápido, a cadeia do varejo tem escolhido Hong Kong para sua base. De fato, um estudo recente revelou que Hong Kong é um dos principais mercados da Ásia. É onde varejistas transnacionais podem crescer duas a três vezes mais rápido que a média global.

Talvez um grande fator para esse desenvolvimento seja a política de livre comércio da cidade. Não há impostos sobre bens que entram e saem de Hong Kong. Então as empresas economizam custos quando importam seus produtos de suas fábricas no sul da China e os clientes podem devolver os produtos com facilidade.

A necessidade de um parceiro logístico confiável

Empresas da cadeia do varejo que vão do mercado local ao internacional não podem contar apenas com a sorte. Além da excelente qualidade do produto e do profundo conhecimento de seus mercados-alvo, é importante que as empresas da cadeia do varejo encontrem um parceiro de logística confiável, com forte conhecimento em sua localização de base e que facilite o comércio de maneira eficiente. As startups também ganham uma vantagem incrível utilizando uma rede global para melhorar a experiência de seus clientes. Desta forma, também mantêm sua reputação em toda as entregas.

Trabalhar com uma empresa com presença internacional ajuda as empresas a fornecerem melhores serviços e produtos aos seus clientes. Um experiente parceiro de logística tem a expertise para lidar com desembaraço aduaneiro e navegar por tramites da logística internacional. Desta forma, deixa os varejistas com mais tempo para explorar oportunidades de negócios em seus mercados-alvo.

Logística global para crescer

Mover produtos e serviços de um lugar para outro exige gerenciamento de logística. A mesma estratégia de gerenciamento da cadeia de suprimentos é usada na logística global – apenas o número de variáveis é amplificado. Uma das melhores definições de logística é “o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo eficiente de bens e serviços desde o ponto de origem até o ponto de consumo”.

As vantagens de desenvolver uma logística global eficaz são muitas: novas oportunidades de receita de novos mercados são as mais óbvias. Mas também maiores economias de escala e menor custo de sourcing para tudo. Desde componentes até mão de obra.

Conectar e colaborar com parceiros comerciais é essencial para que a cadeia do varejo reduza o tempo de ciclo de pedidos de compra e os custos de transporte de inventário, enquanto gerenciam e medem melhor o desempenho do fornecedor e da operadora.

A Allog ajuda a cadeia do varejo a se conectar com fornecedores e parceiros logísticos de forma eficaz e confiável. O objetivo é melhorar a precisão logística, a agilidade da cadeia de suprimentos e a satisfação do cliente. Para tirar dúvidas ou encontrar soluções que ofereçam o menor custo, maior eficiência e segurança nos processos de logística integrada, entre em contato conosco.

Página de conteúdo viral encara o Comex de forma divertida

Dicionário do COMEX simplifica termos do comércio exterior

Cadeia do varejo

Mais artigos

Blog

Campanha do agasalho: Allog entrega roupas a entidades

Você já doou suas roupas a alguma campanha do agasalho neste ano? O inverno das famílias ligadas à cooperativa Reciclavale e das internas da Casa de Apoio às Mulheres Dependentes Químicas, duas entidades com sede em Itajaí (SC), será enfrentado com “centenas de roupas de amor ao próximo”. Isto porque a Allog – empresa com

Blog

Exportação de vinho brasileiro e espumante crescem em 2019

Exportação de vinho brasileiro deve continuar  a progressão constante em 2019.  Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando o volume de exportação de vinho brasileiro: cresceu 177% entre 2015 e 2018. O produto que vem alavancando as vendas do setor vitinivícola brasileiro é o espumante. Segundo dados do Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, o

Rolar para cima
Previous slide
Next slide